Tucumã Brasil - Plataforma de difusão cultural

2017

As federações e a capoeira

Leave a Comment
Realmente falar sobre capoeira é algo no qual todos nós devemos ser criteriosos, pois a cada tema, aliás todos os temas tendem a ser polêmicos.
O post de hoje trás uma proposta de debate aberto e sem "puxar a sardinha para a brasa de ninguém". 

A capoeira e suas federações.
Tenho a plena certeza de que você já tem uma opinião formada sobre o assunto. Queremos a sua participação para podermos fazer a 2° postagem.

Problemas
Não é segredo para ninguém que na capoeira existe um serio problema entre "federados e não federados".
Geralmente quem não é federado, reclama da federação e de suas atitudes em relação a eles. Contudo, quem é federado, geralmente reclamam de certos pontos controversos na prática do desporto(campeonatos).
Vamos conhecer algumas?

  • Dentro das federações é imposto que se mude a graduação(ou  ao menos nas competições).
  • Regras contraditórias a da prática da capoeira(exemplo: não poder dar rabo de arraia, saltos e etc).
  • Boicotar eventos e pessoas que não desejam fazer parte da mesma(geralmente as federações estão ligadas aos órgãos municipais e estaduais) .
  • "Panelinhas" entre pessoas do mesmo grupo/entidades(mestres julgam como juízes e árbitros, alunos e membros da mesma escola de capoeira).
Com toda certeza, você deve ter no mínimo várias outras para mencionar ou até mesmo questionar. 

Nossa Opinião: 
Todas as pessoas, grupos, entidades, federações e etc, são iguais e merecem respeito. Ter um emblema no peito não qualifica, nem inferioriza ninguém. Ouvir, falar, pensar, analisar o ponto de vista da outra pessoa...são coisas que estarão ajudando a fortalecer a nossa capoeira.
Claro que dentro de suas ações, as federações devam ter "algo" que não contemplam a todos. Mas para uma verdadeira expressão da nossa cultura e que todos possam ser iguais, é necessário que se tenha uma política aberta em relação a capoeira como um todo.

Estamos propondo um novo post, já com a opinião das federações e dos não federados.
Gostaríamos da sua participação!


E lembrem-se: "propor, expor ideias, debates, questões discursivas, não remetem que nós somos contra as entidades federativas dentro da capoeira"

Nossa política é de igualdade: Somos todos iguais...sempre!

info@tucumabrasil.com.br