Cobrar ou não por aulas de capoeira? Opinião - Tucumã Brasil ® Oficial
Apoie este trabalho
Cobrar ou não por aulas de capoeira? Opinião

Cobrar ou não por aulas de capoeira? Opinião

Share This
Olá pessoal.
Cartaz que esta sendo vinculado na internet
Fuçando meu Facebook, a uns dois, no máximo três dias atrás, me deparei com uma campanha pela valorização da capoeira. Onde se conscientizava dos valores que são cobrados hoje. Isso remete a uma antiga discussão no qual já venho presenciando a "tempos" na capoeira.

Capoeira x Valorização
Há uma frase na capoeira, muito forte, que a maioria defende e conhece: "Capoeira é uma arte/cultura  que dinheiro nenhum pode pagar".
Basicamente existem dois grupos de pessoas na capoeira. Os que defendem a sua prática gratuitamente e os que defendem uma maior valorização, um preço padrão, mais justo nas mensalidades e etc.

Passado x Presente
Escrever este post, me fez relembrar inúmeros mestres que dedicaram a vida a capoeira e quando mais precisaram de assistência,  o Estado se omitiu em ajuda-los e muitos vieram a passar fome, adoecer e a falecer.
Hoje as coisas estão "um pouquinho" melhores. Mas mesmo assim, só para "alguns mestres" e já em idade avançada.

Então, qual a melhor maneira?
Cobrar ou não cobrar?

Nossa opinião:
Bem, quão maravilhoso seria se pudéssemos repassar nossos conhecimentos na capoeira sem estar preocupados com o lado financeiro.
Eu particularmente não vejo problemas em cobrar-se pela pratica da capoeira, como muitas pessoas fazem. Inúmeras pessoas vivem da arte/cultura capoeira. Viagens, aulas, materiais, tudo gera despesas e no mundo capitalista que vivemos, necessita-se de ônus. Mas se você acha dentro do seu intimo que não se deva cobrar mensalidades, acreditamos que o mais importante é sem dúvida alguma, repassar o conhecimento.
Defendemos os dois lados da moeda, e como dizemos em nossa campanha:

De mãos dadas pela capoeira.
Somos todos iguais!

Popular Posts

Pages