Tucumã Brasil - Plataforma de difusão cultural

2017

Nota de falecimento: Mestre Decânio

Leave a Comment
Sinto-me entristecido em realizar este post, pois é uma notícia que ninguém gostaria de dar.
Faleceu nesta quarta - feira, dia 01 de fevereiro de 2012, em Aracaju - Sergipe, mais um Mestre da nossa querida capoeira: Mestre Decânio.
Nascido no dia 12 de fevereiro de 1923, Ângelo Augusto Decânio Filho, mestre Decânio, o mais "idoso" dos discípulos de mestre Bimba ainda vivos, a maior autoridade no mundo sobre a capoeira Regional de mestre Bimba. Médico de profissão, esteve ao lado do mestre desde 1938, dispensando-lhe atenção filial, cuidados médicos, assessoramento em assuntos relacionados com a administração da Academia, estudo de novos golpes e contragolpes, e o estabelecimento de normas e regras destinadas ao aperfeiçoamento do ensino da luta. Em decorrência deste relacionamento, tinha o privilégio de ser o único detentor dos segredos e das manhas do mestre. Escreveu vários livros sobre capoeira, agrupados na Coleção São Salomão, editada por ele próprio. Sua obra é citada (por mestre Damião) como “a verdadeira Bíblia da Capoeira”. Privar de sua companhia é sempre um grande prazer. Mantém uma página na Internet que é sem dúvida um dos melhores sites para quem quiser saber tudo sobre capoeira:

 "Não podemos esquecer, nem nos afastarmos, dos TRÊS "ERRES" DA CAPOEIRA!
Capoeira é uma palavra estranha, que se escreve com um "rê" suave e se pratica com três "erres" fortes: O primeiro é o RITMO, o segundo o RITUAL, o terceiro RESPEITO, sem os quais não se joga Capoeira!"
Mestre Decânio

Posteriormente estaremos divulgando maiores informações: