Tucumã Brasil - Plataforma de difusão cultural

2017

Biografia: Mestre Dobrado.

1 comment
           Comecei na capoeira em 1985, com o mestre China, no fundo de meu quintal. Eu era o único aluno, com o tempo foram surgindo outros e com isso surgiu a necessidade de dar um nome ao grupo, formando-se assim o grupo de capoeira: “Eu Bahia do Pará”.
Este novo grupo de capoeira nascia com o desmembramento de alunos do antigo grupo do mestre China de nome: “Aliança Negra Listrada” que se juntaram ao grupo mais recente, nascendo assim o “Eu Bahia”.
Durante 03 anos ou mais, treinei somente com mestre China, depois desse período passei a treinar sozinho e em algumas ocasiões treinava com os alunos mais antigos.
O mestre China em determinadas ocasiões se afastava do grupo por problemas pessoais, o que forçava alguns alunos a continuarem treinando sozinhos sem a assessoria do mestre.
No dia 11 de julho de 1993, recebi minha graduação de “contra-mestre” pela Associação Paraense de Capoeira. E assim fiquei durante quinze anos no grupo “Eu Bahia”.
As dificuldades do grupo associada à minha vontade me fizeram criar um novo grupo paralelo e assim em 12 de janeiro de 2000, nascia o grupo de capoeira “O Canto do Araúna”.
Sou conhecido na capoeira como; “Mestre Dobrado”
Minha Referência: luta, persistência e dedicação.

Obs: Araúna – Nome de um pássaro, que na linguagem indígena significa "Sentinela".




Perfil Oficial do Mestre Dobrado:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15459386847466285148

Comunidade Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=116334653&fr=1