Tucumã Brasil - Plataforma de difusão cultural

2017

Peça: Besouro Cordão de Ouro.

Leave a Comment
Após passar por diversas capitais brasileiras, o musical Besouro Cordão-de-Ouro chega a capital Paraense. O espetáculo escrito por Paulo César Pinheiro, um dos maiores compositores brasileiros, homenageia Besouro Cordão-de-Ouro ou Besouro-Mangangá.

Considerado o maior capoeirista de todos os tempos da Bahia, símbolo de coragem, qualidade, criatividade e resistência, o personagem viveu neste estado nordestino entre o final do século 19 e início do século 20.

De maneira lúdica, a peça lembra trajetória, filosofia, prática e canções de Besouro. Sua vida é contada em música por Canjiquinha, Bimba, Barroquinha, Caiçara, Budião, Rosa Palmeirão, Dora das Sete Portas e Pastinha, outros grandes mestres da capoeira, interpretados por atores negros selecionados pelo CCBB.

Com direção geral de João das Neves e direção musical de Luciana Rabello, a montagem se debruça ainda sobre parte da história do Brasil. As raízes culturais da música e da dança são expressadas, entre outras coisas, por uma roda de capoeira no meio do palco.




















Data da apresentação: Sexta feira 16/março/2012
Horário: sex 10h, 18hs e 20hs
Local: Teatro Maria Sylvia Nunes - Estação das Docas
Endereço: Boul. Castilhos França, 707 - Campina, Belém - PA, 66010-020
Tel.:(91) 3212-5660 ‎

Ficha Técnica
Texto: Paulo César Pinheiro
Direção: João das Neves
Elenco: Anna Paula Black, Cridemar Aquino, Letícia Soares, Valéria Mona, Iléa Ferraz, Raphael Sil, William de Paula, Wilson Rabelo, Marcelo Capobiango, Maurício Tizumba, Sérgio Pererê, Gilberto Santos da Silva "Laborio" e Victor Alvim "Lobisomem.
Direção musical: Luciana Rabello
Realização: Caixa Econômica Federal