Tucumã Brasil - Plataforma de difusão cultural

2017

Feliz aniversário CAPOEIRA DENDÊ MARUÔ

Leave a Comment

Feliz aniversário CAPOEIRA DENDÊ MARUÔ- Tucano Preto.
Hoje, 23 de abril, devotos do mundo inteiro comemoram o dia de São Jorge.
Padroeiro de Portugal, da Inglaterra, Catalunha, do Brasil e da Capoeira Dendê Maruô. 
A devoção a São Jorge cresceu no Brasil pelos escravos que, proibidos de adorar seus Orixás, passaram então a fazer seus pedidos, cultos e rituais fora das igrejas, associando a imagem de São Jorge a Ogum. Ogum é o Orixá da guerra, do fogo e da tecnologia. Ele que criou as máquinas para a agricultura. Ele ensinou aos homens a trabalhar o ferro com o fogo. De gênio impaciente e determinado, este Orixá usa a espada para abrir seus caminhos e derrotar seus inimigos. 
SALVE SÃO JORGE
Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro e protetor, invencível na fé em Deus, que por ele sacrificou-se, traga em vosso rosto a esperança e abri os meus caminhos. Com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, eu andarei vestido, para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos possam ter, para me fazerem mal.
Armas de fogo ao meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo tocar. Ó Glorioso nobre cavaleiro da cruz vermelha, vós que com a sua lança em punho derrotaste o dragão do mau, derrote a negatividade alheia..
Ó Glorioso São Jorge, em nome de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo estendei-me seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a vossa força e grandeza dos meus inimigos carnais e espirituais.
Ó Glorioso São Jorge, traga a paz, amor e a harmonia,a todos que estão em minha volta. 
São Jorge Guerreiro, pela fé, verdade, lealdade, guiai-me, defendei-me e protegei-me de todo o mal. 
Para que eu sempre possa fazer o bem sem olhar a quem.
Salve Jorge
Parabéns por mais um ano de vida Capoeira Dendê Maruô.
Eu me orgulho de estar com você.
Tucano Preto.
23/abril/2012.

Conteúdo enviado pelo Mestre Tucano Preto.