Tucumã Brasil - Plataforma de difusão cultural

2017

Capoeira e a política em 2012.

Leave a Comment
Não é de agora que venho percebendo a inclusão de personalidades capoeiristicos no cenário político nacional.
Por longos anos, venho observando que a capoeira e a sua massa, sempre apoiam pessoas e candidatos fora da esfera capoeiristica. Ocorrendo que após a vitória do mesmo candidato, ele não tem o comprometimento com o acordo, no caso ajudar no desenvolvimento da capoeira.
Falar de política é difícil, sinceramente eu voto nulo, até porquê não conheço a maioria dos candidatos ou eles tem sua integridade no âmbito duvidosa.

 Esta na hora de termos representantes que façam parte da arte, que lutem por leis e benefícios pelos nossos queridos mestres, comprometidos com o desporto, o social e o cultural.
Sempre venho falando aos amigos da capoeira que precisamos de representantes na política. Pessoas que realmente queiram lutar por nós, e não apenas tirar vantagem disto para enriquecimento ilícito e demais falcatruas.


  • Peço a todos os nossos amigos candidatos capoeiras, que venham a lutar por melhorias da qualidade de ensino e de remuneração dos educadores de capoeira.
  • Que lutem pelo plano de aposentadoria aos mestres e educadores de capoeira.
  • Que lutem pela organização das ligas e federações, mas que deem apoio aos que não se encacharem nos pensamentos de tais entidades.
  • Que estudem maneiras de punirem os maus profissionais, dos baderneiros da capoeira, de maneira a coibir e excluir de nossa sociedade.
  • Que lutem pela implementação real da capoeira como matéria obrigatória sobre estudo indígena e afro no Brasil.
  • Que facilitem a informação e a qualificação dos excluídos  dos que possuem menos acesso a informação e que não olhem apenas para os megas-grupos, mega-mestres.
  • Dentre tantas outras que não foram citadas aqui.

Peço a todos os nossos amigos, que antes que votem, pesquisem o caráter de cada um, pesquise que tipo de pessoa é. Não importa se é capoeira, se é do Karatê, ou qualquer outra arte.

Douglas Tessuto Pelicano Muzenza