CAPOZAP - Luta e resistência - Tucumã Brasil ® Oficial
Apoie este trabalho
CAPOZAP - Luta e resistência

CAPOZAP - Luta e resistência

Share This
Ao longo da história, a capoeira sempre foi alvo de discriminação sócio-política e cultural. Sempre houveram as mais variadas "armadilhas" para que ela fosse oprimida. No entanto, hoje é fenômeno mundial. Não há mais passos para a repreensão. Vivemos tempos ditatoriais, no qual
 Surgiu os "donos" da capoeira e de seus preceitos.
Um m: vimento muito comum hoje no Brasil, são os chamados "bambas". Que se acham a "última bolacha do pacote", ditando quem é e quem não é capoeira. Como base para tal argumento, julgam quem é capoeira somente aqueles que participam de suas rodas/atividades e que estejam em seu ciclo de amizades(puxando o saco).  Nomeando os demais de "Capozap", caponet, capoface, entre tantos outros quais eles conseguirem satirizar. Desmerecendo e desqualificando os estudiosos, pesquisadores, quem busca a capoeira não só no físico ou jogo, mas no intelecto também.
Infelizmente este tipo de atitude negativa, ganha bastante adeptos. Pois existem muitos que buscam as "migalhas" daqueles que se julgam bambas.
Esta minoria, que acredita ser a maioria, não entende o maior lema da capoeira. Provavelmente não conhece a história do Brasil e consequentemente a história da capoeira.
Por isso, estou em uma importante campanha contra a opressão e intolerância dentro da capoeira.
Agora me intitulo Capozap, capoface, caponet...desde que eu seja CAPOEIRA!

Faço isso por nossos irmãos da capoeira que muitas vezes não tem forças para lutar ou não querem. Luto por igualdade e liberdade na capoeira.
Princípios este que obtive desde o primeiro dia de aula.

Grande axé a todos os capozap's da vida!

Popular Posts

Pages