Tucumacast #01 - Tucumã Brasil ® Oficial
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Tucumacast #01

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#tucumacast, é o podcast da Tucumã Brasil.

Podcast- É a transmissão e o envio de arquivos multimídias pela internet.
Em nosso caso, o compartilhamento de áudio,  das postagens do site tucumabrasil.com.br que você já conhece.

O objetivo de nosso #tucumacast é promover entrevistas com mestres e convidados da nossa capoeiragem.
Promover discussões, debates e pesquisas de diversos temas, tanto em contextos históricos, como também, nos atuais. Sempre voltado para o mundo da capoeira e de suas facetas.

Debater, discutir... estimular a troca de opiniões.


Eu sei, que será um árduo trabalho, pois a capoeira e a polêmica, sempre caminha lado a lado.

Mestre Romão, uma importante personalidade da capoeira no Pará, dizia: Não existe capoeira sem polêmica. Não tem como tirar a polêmica da capoeira.

A capoeira por si só, já é algo extremamente complicado de explicar.

Imagine que a capoeira possui costumes e tradições de diferentes povos e etnias.
A maneira de falar, os seus significados, a expressão corporal, a ginga, a malemolência... são algumas das coisas que fazem parte deste imenso universo.

No contexto histórico,  sempre foi algo muito complexo...mesmo para os dias atuais.  A falta de informação, a falta de documentação, são uma linha tênue, entre o achismo de alguns e a veracidade que muitos procuram. 

Tanto que, muitos atribuem isto, ao incidente chamado de “queima dos livros”.
mas, o que seria este incidente???
Será que esta queima, teria como objetivo destruir puro e simplesmente qualquer livro??
uma forma de deixar a população burra??

De maneira alguma!!!
A queima dos livros, foi o Incidente  ocorrido no rio de janeiro em 1889, pelo então Ministro chefe da Fazenda, de nome “ Rui Barbosa”. 
Que mandou que se queimasse todos os papéis, livros de matrícula e documentos relativos a escravos, nas repartições do Ministério da Fazenda. 
Teve por finalidade eliminar os comprovantes de natureza fiscal, que pudessem ser utilizados pelos ex-senhores de escravos, para pleitear a indenização junto ao governo da República, já que a Lei do dia 13 de Maio de 1888, havia declarado extinta a escravidão, sem reconhecer o direito de propriedade servil. 

Muito diferente, do que muitos alegam. Que seria uma tentativa de esconder  a historia da escravidão no Brasil, de embranquecer a nossa história, tirando o peso da responsabilidade social com as vitimas das escravidão. 


No entanto, Rui Barbosa era abolicionista e lutava contra a escravatura.

Esta vendo por que falar-se de capoeira é algo tão complexo?


complexo por que, capoeira é um esporte amado por milhões de pessoas ao redor do mundo. E mesmo assim, não temos uma noção exata do seu número de praticantes. Estimam-se que existam cerca de 5 milhões de praticantes  de capoeira no Brasil e 3 milhões no exterior. 

Não me perguntem como, sites e revistas de esportes chegaram a este numero, já que não existe uma contagem oficial por nenhum órgão de estatística em nosso país. Fica aqui uma sugestão para o IBGE, adicionar um item a mais em suas pesquisas.

Assim, poderemos ter uma noção exata, de todos os seus praticantes. 


Já que a capoeira, pode ser praticado por todas as idades, sem distinção alguma de sexo,  cor, etnia ou classe social.
É uma luta que liberta também a mente e o corpo, e vai muito além destas libertação.


Ela foi usada como arma, em lutas corporais....alguns de seus exemplos, foram a Confederação dos Tamoios, no meu ponto de vista.... Que fique claro.  também nos Quilombos e Passando pelas Maltas.
Assuntos estes, que abordaremos em separados, em breve.

A capoeira se destacou na história, através da guerra do Paraguai, que ocorreu de 1864 a 1870.O Brasil, junto com a Argentina e o Uruguai, declarou guerra ao Paraguai. )  Este foi o maior conflito armado internacional, ocorrido na América do Sul no século 19.
E não é pra menos, os capoeiras foram mandados para a morte, como ''bucha de canhão''


Dentre tantos bravos soldados. Um dos quais mais se destacaram, foi o Batalhão de Zuavos. Que eram especialistas em tomar as trincheiras inimigas, na base da porrada... da luta capoeira. 


podemos citar também os "Voluntários da Pátria"policiais da Corte do Rio de Janeiro com a sua grande maioria constituída de capoeiras. 

Voluntários em termos.
Por que?
Por que eram escravos, e foram enviados para a guerra do Paraguai, com a promessa de que, se voltassem... seriam libertos.
Só que ele foram enviados para a morte literalmente.
Suas armas não funcionavam, não tinham munições... e eles tiveram que lutar com as armas que tinham. Que eram a capoeira e os golpes de sabre.
Foram acontecimentos reais, narrados pelos sobreviventes da batalha de Itororó.


É esta a linguagem que quero abordar com vocês. Unir conhecimento empírico. Que é baseado na experiência e observação. Apresentar as pesquisas acadêmicas e pesquisas de campo.
Sempre deixando os links em nosso site, para que você possa fazer a sua consulta.

• Nesta primeira etapa da #tucumacast, estaremos trazendo os mestres da nossa capoeiragem paraense, para que vocês possa conhecer um pouco da sua história e de sua trajetória. Tanto de vida, quanto de capoeira. 

Documentando assim um pouco da nossa história tão esquecida, muitas vezes por questões geo políticas como também econômicas.

Você pode nos ajudar neste projeto, enviando sugestões de temas e sugestões de convidados, assim como fazendo perguntas.

Deixaremos os contatos de nossas redes sociais para que vocês possam nos seguir...


Os links das fontes citadas estarão na descrição do áudio e na postagem do nosso site, que é o www.tucumabrasil.com.br


Espero a participação de todos no próximo #tucumacast

#tucumacast  É UM OFERECIMENTO DA Tucumã Brasil - Plataforma de difusão cultural.


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Mac Iver Beckman  - http://www.twitter.com/macivermuzenza
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Música de fundo
Mestre Ulisses Cangaia
Capoeira Lua de São Jorge. Vol. IV
Olinda - Pernambuco
 https://www.facebook.com/mestreulisses.cangaia

FONTES
Fundação Casa de Rui Barbosa
www.casaruibarbosa.gov.br


Guerra do Paraguai (COSTA, Nelson in SOARES, op.cit., 1944, p.258)

Escravidão ou morte: os escravos brasileiros na Guerra do Paraguai.

(Jorge Prata de SOUZA)


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