Tucumã Brasil - Plataforma de difusão cultural

2017

#Opinião: ESTILO OU MARCAS?

Leave a Comment
 ESTILO OU MARCAS ????
Observando vídeos antigos de capoeira, me atentei principalmente em dois nomes imortalizados na capoeira: Mestre Bimba, e Mestre Pastinha.
Aprendi a capoeira dividida entre Angola, e regional, sendo me informado que cada uma era um estilo, ou seja, uma diferente da outra, porém os vídeos de antigamente das capoeiras de mestres Bimba e Pastinha, não apresentam uma diferença tão expressiva para dividir a arte em duas, pois as duas eram muito parecidas, inclusive existe um vídeo de mestre Pastinha até fazendo balões, movimentos marcantes como exclusivos da regional de Mestre Bimba. Então vou expor meu raciocínio frio e calculista, pois hoje ainda temos mais outros estilos também dividindo ainda mais a capoeira, ou seja: SOBRENOMES.
Antes da criação da luta regional baiana, não existiam sobrenomes angola ou regional, era apenas CAPOEIRA !
Hoje temos também a capoeira moderna, capoeira contemporânea, angola estilizada, regional contemporânea, etc...
Na realidade tudo isso só pode ser explicado de uma maneira com uma só palavra : Comércio !!!!
Isso mesmo, a capoeira é um produto que a cada época apresenta uma nova roupagem, uma forma diferente para atingir um mercado consumista do mundo capitalista que vivemos, em análise claro desde a época que comecei a treinar capoeira, observei várias transformações em um período de pouco mais de 30 anos,  entre essas transformações, é nítido a criação de uma nova Capoeira Angola extremamente comercial, nada a ver com a angola de antigamente, a regional contemporânea a mesma coisa, embora erro em denominar a capoeira moderna de REGIONAL, pois joga -se o que o berimbau pedir, e não apenas jogos executados ao som de toques do mestre Bimba, joga-se até toques da angola nas grandes escolas, porém se alto afirmam regionais, mas eu gosto muito dos dizeres do saudoso Mestre Canjiquinha que enxergou isto que escrevo, à anos atrás, afirmando : " CAPOEIRA É UMA SÓ ".
Resumindo : Mestre Bimba foi o primeiro a vender uma marca, REGIONAL, e mestre PASTINHA pegou o gancho e vendeu a segunda marca ANGOLA, e nos dias atuais várias outras marcas são vendidas, e posso citar algumas de forma simplificada porém realista : MUZENZA, ABADÁ, CORDÃO DE OURO, CAPOEIRA BRASIL, CAPOEIRA GERAIS, AXÉ CAPOEIRA, ETC...  Grupos, escolas, tribos, MARCAS, ou estilos ??????  

Abraços !!! 
Professor Pelicano !!!

------------------------------------------------------------------------

Siga-nos

Tucumã Brasil
Acesse: https://www.tucumabrasil.com.br
Hangout: info@tucumabrasil.com.br
Whatsapp: +55 91 983156878
https://m.facebook.com/Tucumabrasiloficial

www.youtube.com/tucumabrasiloficial