Destaques

Precisamos da sua ajuda!

Quando iniciei na vida capoeiristica, lembro-me que achei tão lindo a maneira que os mestres repassavam seus conhecimentos aos "novos". Com o passar do tempo, percebi o quão são importantes e nas maiorias das vezes mal cuidados.
Lembrando-me de 2011, ano desastroso para a capoeira, pois levou vários Mestres detentores da nossa cultura. Tentei fazer algumas pesquisas para postar no blog a história do saudoso Mestre Nacional, porém logo percebi que era difícil encontrar informações sobre ele. Li no blog capoeira de toda maneira da estudante de jornalismo Maíra Gomes, que ela havia tido a mesma dificuldade que eu e pedia as pessoas que divulgassem mais os seus mestres. Refletindo sobre esse assunto, me pergunto:
Um Mestre conhecido como o grande Mestre Nacional foi difícil encontrar informações,imagine os mestre que não são tão conhecidos assim?

Vamos preservar e cuidar mais de nossos mestres!

Visão
A Tucumã Brasil foi criada justamente para atuar neste ponto, preservar a história de nossos mestres, desenvolver ações que possam colaborar com o seu fortalecimento.

Dificuldades
Somos uma plataforma sem espaço físico, sem apoio, sem dinheiro. Mas temos muita força de vontade e garra para assumir o compromisso proposto.

Como você pode nos ajudar?
Por hora, pedimos apenas que você divulgue nossas ideias e o nosso canal. Colabore compartilhando nossas postagens e o link de nosso blog.

Parceiros 
Você pode ser nosso parceiro de post aqui em nosso blog ou através de ações em conjunto. Por questões de preservação de nosso trabalho, já estão sendo realizados diversas atividades que serão divulgadas assim que confirmadas locais, espaços, pessoas.

Qual grupo ou Mestre coordena a Tucumã Brasil?
Por questão de preservação de ideias, ações e afins, não temos vinculo com nenhum grupo e/ou mestre como coordenação, nem instituição partidária.
Somos uma plataforma de difusão cultural constituída de capoeiristas.

Você tem algo a nos dizer?

duvidas@tucumabrasil.com.br




Tucumã Brasil © 2012 - Plataforma de Difusão Cultural

Um comentário:

  1. Sabendo que TUCUMÃ BRASIL, trata-se de um site de divulgação cultural, venho defender minha idéia quanto a questão da ORIGEM DA CAPOEIRA, pois trata-se de um assunto polêmico e idéias divergentes.
    Bom! A capoeira é uma arte genuinamente brasileira ou seja: já existia no Brasil na época do descobrimento e era praticada pelos índios que habitavam a costa do nosso País, mais especificamente o povo Tupinambá, que após a primeira grande Guerra do Brasil, conhecida por Confederação dos Tamoios, esse povo foi dizimado pelos colonizadores portugueses, que exterminaram a maioria dos guerreiros e os que sobraram foram escravizados, época em que se inicia a diáspora africana, onde índios e negros são colocados juntos nas senzalas.
    Observando com olhares técnicos de capoeirista, além de historiador, observei a presença de vestígios da capoeira na certidão de nascimento do Brasil, ou seja, na carta do escrivão Pero Vaz de Caminha, além de que a própria palavra CAPOEIRA, é de origem Tupi-Guarani, e várias outras palavras também são de origem indígena, e posso citar várias, por exemplo: Berimbau - Morro furado, IÊ - tem o mesmo significado na capoeira, OLHE, VEJA, PRESTE ATENÇÃO, Queixada - golpe de capoeira que significa aquele que corta, Iaiá - Senhora, Ioiô - Senhor.
    Se pegarmos o livro do Jesuita Jocé de Anchieta " A ARTE GRAMÁTICA DA LÍNGUA MAIS USADA NA COSTA DO BRASIL" EDIÇÃO DE 1594, não pode ser a edição atualizada traduzida pelo Padre Loyola que resumiu o livro, tem que ser a obra original, onde existe o relato que: "os índios Tupisguaranis divertiam-se jogando capoeira", e no diário de bordo de Pero Lopez, irmão do navegador Martim Afonso de Souza responsável em distribuir as capitanias hereditárias, a mesma referência é citada pelo navegador sobre os índios praticarem capoeira nas praias, e temos que deixar bem claro que essas citações são de 1532, época que ainda não existia negros vindos da África aquí no Brasil, e cito também que o índio era denominado pelos nossos colonizadores por Negro da Terra, cito também que houve no Brasil mais de 200 anos de escravidão indígena, abolida inicialmente pelo Marquês de Pombal, e o índio também lutou por sua liberdade, onde a Confederação dos Tamoios citada acima, foi a primeira investida dos nativos do Brasil contra os portugueses, que abusavam de suas mulheres, roubavam suas terras e ainda por cima os obrigavam a serviços forçados ESCRAVIDÃO)
    Mais adiante publicarei mais coisas para engrandecer este site, e com certeza aos poucos provar que a capoeira acima de tudo sempre foi do Brasil, desde o início.

    Muito Axé para todos!

    Douglas Tessuto (Professor Pelicano, Historiador da Arte capoeira)

    ResponderExcluir

Obrigado por dividir conosco sua opinião.
Para nós ela é muito importante!

Abraços,