Principais notícias

Estórias da capoeira 171 / Mestre Jeronimo

GINGANDO 'fora'... as "estorias DA capoeira 171"  --- & ... APRENDENDO NOSSA HISTóRIA da CAPOEIRA

Água dura... pedra mole... tanto repete... até que... EDUCA O POVO! – Iêê!!

… A História da Cultura da Capoeira do Povo do Brasil começa a partir de que a América Latina foi invadida e saqueada pelos europeus invasores há mais de “500” anos, certo?! –    ----     ... Capuera; Capuêra; Kaa-puera; Capoeira; Capoera, etc. (entre os mais variados sotaques do Povo do Brasil) INCLUI a origem da Identidade Social do Povo Brasileiro.

CAPOEIRA, minha gente, fica resumido que de fato não é e nunca foi inventada somente por alguém de uma raça ou etinia em especial. A cultura da Capoeira sendo gingada como luta, dança, arte marcial, desporto, etc., & tendo o birimbau (berimbau, gunga, bera-boi, etc...) numa Roda é o resultado da mistura de um conjunto de culturas e de raças dentro de situações sociais que fizeram nascer e desenvolver esta cultura, da Capoeira, em solo brasileiro, e através do povo brasileiro.

Racionalmente GINGANDO sem adicionar contradição e falação sem nexo ta comprovado que o Brasil e todos os outros países do mundo são somente o resultado de várias pessoas integrantes de “um grande número de diferentes grupos étnicos” – ok!

Assim sendo... a Capoeira Brasileira que personifica 100% da raiz cultural de um ritual humano que nasceu no Brasil é também desde 2014 exaltada oficialmente como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade do Brasil. – ok!

Mas, fique bem ciente Mestre e capuerista, o povo brasileiro e outros povos, ninguem NUNCA RACIONALMENTE vai conseguir comprovar definitivamente num documento legal, num livro de pesquisa, música, video, foto, pintura, etc., a origem exata da Capoeira - nem, comprovar a Origem do Homem. – ok!

A Capoeira que gingamos EM 2019 é definitivamente baseada nos 2 estilos da ‘ginga desportiva’ do que foi inventado pelo Mestre Bimba na Bahia, resultante num estilo de 'Capoeira Regional' (...) e do estilo diversificado da ginga da Capoeira ‘angola’ – que em geral tem na pessoa do Mestre Pastinha a referência principal de identificar o “jogo de angola”. Estes estilos de Capoeira todos gingam, inclusive na Africa, aonde algumas pessoas insistem ainda em inventar estorias sem fundamento racional pra tirar a razão da origem do que gingam copiando o estilo de ginga dos brasileiros. Ademais, Mestre Vicente Ferreira Pastinha e outros Mestres Brasileiros foram pioneiramente na Africa nos anos 60 gingar em Dakar e hoje em dia os brasileiros ensinam os africanos, e outros povos pelo mundo afora, a gingar na Capoeira. – ok!

A EDUCAÇÃO É O PILAR DA LIBERDADE E OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS!

Atenção: eu, Mestre Jeronimo, não quero aqui impor regra absoluta no 'COGITO ERGO SUM' que tu fala & pensa; da GINGA que escolhe eleger na tua Vida. Leia com atenção minhas palavras, releia... e, tire suas próprias conclusões. Dai, adicione mais informação SEM incluir a DEMAGOGIA pra você se educar de verddade e se evoluir fisicamente e espitirualmente com a Capoeira.

Agradeço a oportunidade de GINGAR ESCREVENDO esta ‘volta’ com vc/s no JOGO... – ... Iêê da volta ao mundo, camará.

Mestre Jeronimo-JC
– cidadão do mundo & 100% originado/encarnado no país ‘rotulado’ de Brasil

(*Autor do livro SINFONIA de BIRIMBAU Cultura da Capoeira em Música Clássica ©2018 written in Brazilian, English and Spanish languages available at AMAZON, KOBO, APPLE)

====

Nenhum comentário

Obrigado por dividir conosco sua opinião.
Para nós ela é muito importante!

Abraços!